Mais um ponto positivo! Veículos elétricos aumentarão em no máximo 15% a demanda de eletricidade até 2040, no pior cenário!
É esperado que em breve haja uma substituição de carros a combustão por carros elétricos.
Muitas metas têm sido estabelecidas, principalmente na Europa, onde é previsto que em 2035 não sejam vendidos mais carros de motor a combustão.
Alertas foram gerados quanto a capacidade da rede elétrica em suportar o aumento da demanda. Isso foi amplamente debatido, mas estudos atuais mostram que não haverá sobrecarregamento, e até 2040, incluindo todos os meios de transporte elétricos, sejam estes carros, ônibus ou caminhões, estima-se que o aumento seja apenas de 11-15%.
Com isso, o temor de que a rede global de energia não sobreviveria a essa mudança é exagerado. Atualmente, a demanda é de míseros 0.2%, e mesmo com o aumento exponencial que teremos nos próximos anos, a necessidade de energia se manterá nos números que citamos.
Vale a pena mencionar que um dos grandes desafios é implementar a infraestrutura de recarga de veículos elétricos, e segundo a BloombergNEF (BNEF), mesmo grupo que dirigiu o estudo sobre as necessidades da rede elétrica, será necessário o investimento de mais de 1 trilhão de dólares até 2040 para que sejam adicionados entre 340 e 490 milhões de carregadores globalmente.