Conheça o primeiro game a ser aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão governamental dos EUA, para fins terapêuticos.
Em 2020, o game EndeavorRX, “batizado” inicialmente de Project Evo, foi aprovado para ser utilizado como tratamento para crianças, na faixa de 8 a 12 anos, com TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).
A empresa responsável pelo jogo, Akili Interactive, se destacou por conseguir tal avanço para a indústria dos games. Com isso, mesmo antes de ser lançado, o game conseguiu alcançar um patamar bilionário após a fusão com a Social Capital Suvretta Holdings Corp (SCS), sendo avaliada hoje em US$ 1 bilhão.
O EndeavorRX foi oficialmente lançado no segundo semestre de 2022, mas suas origens vêm de 2013, quando Adam Gazzaley publicou um artigo reportando que algumas semanas de treinamento com um game chamado Neuroracer se mostrou eficaz para aumentar a atenção em pessoas idosas.
Adam Gazzaley. Fonte: Akili Interactive |
A tecnologia do EndeavorRX é baseada nessa pesquisa, mas direcionada ao público infantil. O jogo apresenta uma interface simples e consiste na coleta de itens durante o trajeto no estilo corrida que o personagem percorre. Os objetivos definidos em cada nível estimulam a capacidade de concentração do jogador.
A princípio o jogo se parece muito com outros jogos já disponibilizados no mercado, mas o desenvolvimento junto com uma equipe de neurocientistas fez toda a diferença e vem se mostrando eficaz. Apesar do ceticismo inicial, o feedback positivo de diversos pais em relação ao game é notável e muitos conseguiram notar melhorias significativas no desempenho escolar de seus filhos.
E não para por aí!
A Akili busca novos públicos e novos tratamentos. A pretensão da empresa é criar produtos que ajudem a tratar problemas de memória, dificuldade de aprendizado e outras doenças cognitivas.